sexta-feira, maio 20, 2005

O(a) substituto(a) do porteiro

Tenho proposto a vários vizinhos que se convide a D. margarida, para ocupar o lugar de porteiro deixado vago com a morte do sr. josé que parecia demonstrar "um fraquinho" por ela. Até agora não tenho ouvido vozes discordantes.
Continuo a vê-la enquanto limpa as escadas, rega as plantas da entrada ou nos abre a porta, se entramos com os braços carregados de embrulhos. Recebe-nos com um "bom dia!" imperceptível e um sorriso timido de quem já passou muito. A miúda (Joana, parece-me que é o seu nome) sempre agarrada às saias da mãe. Se o silêncio triste da mulher nos incomoda o da criança magoa-nos. Que se terá passado com estas duas criaturas? Que passado as terá magoado, que histórias terão nas suas curtas vidas?
Como sabem, o porteiro tem direito a habitar o r/ch esq. Parece-me que continua sem aparecer ninguém que se diga próximo ou familiar do sr. josé portanto, quando o inspector segredo der como encerradas as investigações, acho que devemos convidar a D. margarida para o lugar. Quem melhor do que ela para perpectuar a memória do nosso querido porteiro?
Hoje vim, apenas, pelos gatos. O comedouro continua cheio (devem ter saudades da dona). Sentei-me no chão, quieta, a ver o que ia acontecer. Passado algum tempo aproximaram-se dois que vieram roçar-se nas minhas costas mas, quanto tentei virar-me, correram a esconder-se. Aquietei-me mais alguns minutos e voltaram a aproximar-se para me darem turrinhas nas pernas. Desta vez deixaram tocar-lhes, levemente, no dorso (parece-me que são duas gatas, pretas, de pelo brilhante e belos olhos verdes)...
Aproveito para dizer que a ideia, de almoçar a bordo de um barco à vela, me pareceu excelente. Não como carne, peixe ou quaisquer outros bichos mas aceito uma salada, muita fruta e "sang du marin", também. Posso levar umas trouxas de ovos?

2 comentários:

Vera Cymbron disse...

Adoro passar por aqui, entrar e ver-vos...
Jinhos

Nandita disse...

Acho que sim, é uma óptima ideia!
Quanto aos gatos, fico muito agradecida pela sua boa-vontade, eu volto na próxima semana, talvez terça, talvez quarta... ver se os meus gatos me "aceitam" de novo! :)

Em relação ao almoço, só espero que se divirtam muito. Mandem saudades ao rio por mim

Bj