segunda-feira, junho 20, 2005

agora é oficial!

Fui contactada pela administração do prédio para a eventualidade de tomar posse do cargo. Depois de alguma ponderação, lá aceitei. SE aparecerem novos inquilinos ou, no caso dos existentes, necessitarem de alguma coisa podem deixar na minha caixa de correio cujo endereço é:

mar.mar@sapo.pt

Não sei o que é que os inquilinos querem fazer quanto às regras do anterir porteiro por isso as transcrevo e aceito sugestões para apossível adaptação de algum dos pontos durante toda, esta, semana.
Embora tivessemos introduzido alguma entropia, no prédio, desde a morte do porteiro, isso não me foi desagradável, o que parece que aconteceu com alguns dos inquilinos (o que foi pena). Assim sendo relembro as regras anteriores a partir das quais formularemos outras ou as manteremos, depende das vossas opiniões.

"Ponto 1

Os novos inquilinos que forem chegando, devem ter o cuidado de não ocuparem espaços que já estão ocupados.

Ponto 2

Os inquilinos devem ter em conta a existência uns dos outros,(desta forma não se repetem personagens ou não se criam personagens que coloquem em causa a existência das outras ou seja, se já existe um porteiro não podem existir dois, ou se já existe uma mulher da limpeza com uma filha, não se passa de repente a ter uma mulher da limpeza com um filho. Não estamos nas novelas da tvi)

Ponto 3

Será complicado para todos, se escrevermos todos os dias, já que depois acabamos por não nos conseguirmos ler uns aos outros, logo, desde já pedia que após um inquilino ter escrito, se esperasse dois dias para escrever novo texto. Óbvio que isto pode ser levado a discussão se assim o entenderem. Os inquilinos que estão para chegar(aqueles que já me visitaram na portaria), já estão informados dos dias para colocarem os seus textos.) Este ponto está aberto a sugestões de forma a encontrarmos uma melhor solução entre todos.

Ponto 4

Continuam em aberto vários espaços para serem ocupados.


Ponto 5

Podem trazer animais, no entanto, nada de dejectos à porta do prédio, ou nas escadas do mesmo.

Ponto 6

Além do porteiro, será nomeado um zelador da confiança do porteiro. Poderá ainda ser criada uma comissão de moradores, mas creio que esse será um ponto a discutir na primeira reunião

Ponto 7

O barulho. A partir da meia noite façam o menor ruido possível( não liguem, o porteiro ficou um pouco surdo depois de ser apanhado num rembentamento de bomba no ultramar)

Ponto 8

A portaria está sempre aberta.(via email, ou directa através do blog)"

Na generalidade, com excepção do ponto 3, temo-nos portado bem. Portanto é, precisamente, este ponto que deixo à discussão. Devemos ter em atenção que o prédio precisa de estar vivo e a mexer. Caso se opte por colocar os textos de 2 em 2 dias tb peço ajuda para encontrarmos o melhor plano para que todos tenhamos uma oportunidade. Imaginem que limitamos a altura do prédio a 11 andares com 4 apartamentos cada e que os ocupamos todos. Ficamos com 44 inquilinos...

Fico a aguardar

margarida



15 comentários:

impressaodigital disse...

a minha dificuldade está em saber quando devo postar! mesmo que seja de 2 em 2 dias, não haverá atorpelos?
não me parece que seja a mlehor ideia, porque acaba por limitar, mas uma ordem...tipo um dia destinado para cada inquilino...claro está que com a quantidade de inquilinos só poderiamos escrever de 15 em dias (p'aí) mas talvez assim conseguissemso pôr as personagens em contacto umas com as outras, seguir as histórias...criar uma lógica (mas afinal o que é isso?! e será mesmo preciso?!)
bem digo e contradigo...ficou a ideia!!

(desta vez):impressaodigital

BlankPage disse...

Pois...fazer "eskalas" talvex seja o mais apropriado...se entrar mais alguém exa pessoa vai para o final da lista..

Nandita disse...

eu concordo com o geral das regras... mas o "limite" devia ser so de um dia... s num dia alguem postou, posta-se no dia seguinte!


embora a minha "professora" pareça ter morrido, isso nao e verdade... no fim dos exames ela ressuscita! :)

mar disse...

como é q elaboramos a escala? Não vos parece que isso vai inactivar, de alguma forma, a espontaneidade do predio?!

BlankPage disse...

Estava a resumir o vosso pensamento...qdo me refiro a eskalas é a fazer uma lista das pessoas que colaboram para este blog e estabelecer um dia para cada uma..Quando se chega ao final da lista volta ao início...n é muito difícil (apesar de ser um mal menor que vem resolver um mal maior que é o de evitar atropelos de postagem)

Post scriptum - claro que se essa pessoa falhar o dia que lhe corresponde não deveria postar nessa "volta" ou então, trokaria com outra pessoa.

MrX disse...

Concordo com a sugestão anteriormente feita. Assim, penso que os textos até subirão de qualidade, visto que poderão ser melhor revistos para se tornarem coerentes com o resto da história. Um texto não tem de ser necessariamente escrito no dia da publicação, pode ser escrito antes e ser publicado depois.
Quanto à entrada de novos inquilinos, acho que deve ser limitada. Penso que já há inquilinos suficientes para se fazer um enredo complexo mas coerente. Penso que se entrarem mais pessoas, será difícil participarmos todos e mantermos a lógica da história. Torna-se complicado conhecermos toda a gente que participa. Lá por o prédio ter 11 andares, não quer dizer que todos os inquilinos participem no blog. Podem existir personagens que são apenas figurantes.
Eu voto na elaboração de escalas de participação e na não entrada de mais inquilinos, a não ser que tenham demonstrado um trabalho excepcional noutros blogs ou que apresentem argumentos que possam melhorar a qualidade do blog.
Outra sugestão é que os inquilinos revejam bem os seus textos antes de publicarem, de forma a não passarem as inevitáveis gralhas.
Não quero impor uma grande rigidez ao blog, no entanto, penso que algumas medidas são necessárias para o blog não cair na vulgaridade.

MrX

MrX disse...

Ah! e continuo a pensar que deve ser um post por dia (embora ultimamente esteja com pouco tempo para escrver - época de exames).

MrX

TMara disse...

venho, mais uma vez, dizer do meu interesse em mudar-me para o prédio. Já expressara este desejo mas n/ obtive resposta.Aguardo. Bom reto de semana. Bjs e ;)

Just...Blue disse...

tambem eu concordo com o que disse o Mrx. Aguardo novidades ;)

mar disse...

Olá pessoal, em geral e Tmara, em particular!

Continuo atenta e, como já havia dito, aceito todas as sugestões durante esta semana.
Qt à lista... começamos dos inquilinos da cave para cima ou de cima para a cave?
Qt à não entrada de mais inquilinos...a mim não me parece justo. Não sei o q parece aos outros inquilinos

margarida, a porteira

Ps: Faço anos hoje!

mar disse...

Outra coisa... quem tiver criado mais do q um personagem, como é q entra na "eskala"? Digam-me tudo...

margarida

BlankPage disse...

Pah..essa questão também pode ser simples de resolver...uma pessoa várias personagens...certo? Para manter uma situação de justiça imparcial podemos elaborar essa eskala com base nos nicks das pessoas e não com base nas personagens..fica aqui a sugestão

BlankPage disse...

Post scriptum - parabéns!Que contes muitos!

contadordehistorias disse...

Parabéns senhora porteira

Just...Blue disse...

Parabéns Margarida! ;)