segunda-feira, setembro 12, 2005

O 11؛ F FICA VAGO...

A marisa, aqui do lado, veio cá a casa. Queria saber do cão...desculpas, o que ela queria, topei logo eu!
_ Acabei por levá-lo, connosco, para o Algarve...
_Desculpe o incómodo! que aborrecimento...já não lhe bastavam as suas preocupações e, ainda, teve de levar o cão!...
_ Não houve qualquer problema. Fiquei em casa de uma pessoa conhecida que não colocou qualquer entrave. Afinal o cão até se porta muito bem -informei - só me deve o pagamento da comida dele. Fez companhia à Joana nas suas brincadeiras. Ela adora-o. E, as suas férias?
_ Foram optimas! - respondeu com entusiasmo- Há magia em S. Salvador da Baía. Ah!... E no interior, então?!... as florestas, a vegetação luxuriante,os coqueiros, os saguis, a simpatia daquela gente!...As aldeias são, tal e qual, como as descreve o Jorge Amado...sabe quem é?!...
_ Sim- respondi- aquele que escreveu a Gabriela.
_Exactamente. Fomos até Ilhéus, o local onde se passa o romance. O meu filho planeou tudo... alugou um jipe...corremos o litoral e o interior. Parecíamos 5 descobridores à aventura. Foi excelente!... Mudando de assunto... Um destes dias vi sair os bombeiros do prédio...
_ Não sabe?!- interrompi - Foi a D. Marília, a que morava no 11º frente, apareceu morta.
_ Morta?! Morta como?!- estava verdadeiramente surpreendida.
_ Morta - olhei para ela. _Parece que havia uma série de frascos de medicamentos em cima da mesa e uma caneca de chá...- continuei- de frutos vermelhos, acho eu. Quem a encontrou foi a professora que mora no mesmo andar. Um dos seus gatos apanhou a porta aberta e saíu. Ela foi atrás e viu-o entrar no apartamento da frente. Empurrou a porta e deparou-se com a D. Marília caída no chão. Não havia sinais de violência nem a porta tinha sido forçada.
_Coitada! - Sussurrou a minha vizinha - parecia tão só...- e ficou pensativa.
_ Anda aí um novo investigador da Polìcia Judiciária - (bem giro por sinal, pensei para comigo e continuei- O Inspector Segredo tem estado doente, por isso, parece que o caso do Sr. José, ainda não está resolvido...
_ Sr José?!
_ O meu antecessor. A senhora já não deve ter conhecido.
_ Pois não... e o sr Ernesto?...
Já cá faltava esse- pensei com o esgar de um sorriso- estava a demorar!... Não sei que tem aquele filho da puta para trazer o mulherio pelo beicinho!
_ Tenho-o visto pouco - respondi, como quem não quer a coisa- parece andar um bocado abatido mas...continua com as suas aventurazinhas- baixei um puco a voz- se me faço entender...
_Percebo... - engoliu em seco ao mesmo tempo que me pareceu roburizar.
_ A mulher deve ter descoberto tudo - voltei a atacar- sabia que ele é casado?! É preciso lata para ter comprado o apartamento para os fins que lhe dá e, ainda por cima, ter escrito "casado" na ficha do condomínio!
_Ai é?! Não sabia... Até logo - e saiu porta fora.

Vai com calma- pensei de mim para comigo ao recordar as emoções que a conversa com a minha vizinha me tinham despertado- se não te conhecesse diria que "quem desdenha quer comprar"

7 comentários:

mar disse...

A este texto chamei "O 11ºF FICA VAGO"
Como sempre, tinha de haver uma gaffe na publicação...desculpem

beijos

MrX disse...

mar, podes sempre corrigir os problemas que encontras nos teus posts.
Basta ires às configurações do blog e, na lista dos posts, clicas no botão de editar o post, e alteras o título.
Só mais uma coisa, nos teus posts, na zona em que aparece URL (acima da zona onde escreves o texto) não precisas de meter o link do blog. Isso é apenas para quem quer referenciar um post a um site diferente. Não é este o caso, portanto podes deixá-lo vazio.

Beijos,
MrX

Nandita disse...

(meu deus, no que me metem eheheheh)
para breve eu explico os pormenores da historia da d. marilia...
Mais uma tragedia, este predio parece que atrai...

maresia disse...

ca gandas cusquices que por aí vão...

Nandita disse...

pra que servem os vizinhos, afinal? ;)

Just...Blue disse...

Professora peço desculpa nao ter ido ter consigo para o cha ontem, mas tive um telefomema urgente da revista onde trabalho e la tive eu de ir. prometo que em breve tomamos chá juntas!

beijo
inês

Pedro Carvalho disse...

Amigos e amigas:

Tenho andado um pouco "inactivo", pois o meu computador fez o favor de andar todo trocado das ideias... (sobreaquecimento). Vou tentar fazer o post, aqui na faculdade... mais provavelmente amanhã.

Abraços para todos e beijos para alguns.

Pedro Carvalho.
Sempre.